O outdoor é uma mídia geralmente usada para divulgação de lançamentos e sustentação de marcas ou produtos, mas pode ser usado para os mais diversos fins e objetivos de comunicação. Com fácil visualização por causa do tamanho e por se tratar de uma mídia de rua — que permanece 24 horas em exposição -, o outdoor é uma forma eficiente e rápida de massificar o tema de uma campanha.

Para que uma campanha tenha o efeito desejado, no entanto, é preciso planejar. Um planejamento previamente estabelecido, no qual definido o público-alvo é definido, assim como os melhores locais de veiculação, abordagem, desenho gráfico do banner e o período de duração da campanha, é o que vai guiar e sustentar todo o projeto, aumentando muito suas chances de sucesso.

Em geral, a mensagem precisa ser simples e objetiva para que a comunicação seja rápida e certeira. Além disso, é imprescindível que o outdoor esteja bem localizado. Locais onde o trânsito é mais lento costumam ser melhores, pois possibilitam maior tempo de contato com a informação. Já o tempo de permanência de um outdoor na rua varia de acordo com o objetivo de comunicação do anunciante.

O outdoor é formado por uma estrutura metálica de 9 m de comprimento por 3 m de altura. Pensar na parte física do espaço é crucial para montar o banner, e levar em consideração a frase “menos é mais”, são formas de ter melhor desempenho na campanha. Pensando nisso separamos algumas dicas importantes para você:

– Use poucas palavras, para que a informação seja passada de forma clara e direta;

– Adote tipografias legíveis, utilize fontes de fácil leitura;

– Defina uma única ideia, a informação central tem que ser captada pelo observador;

– Use contrastes como forma de atrair atenção;

– Arte impactantes são um diferencial, agregue objetos externos que darão dimensões diferentes ao anúncio, como apliques e vazamentos;

– Aproveite o máximo do espaço, não deixe grandes áreas vazias;

– Exponha apenas contatos essenciais, caso queira direcionar as mídias sociais, faça isso por meio dos ícones delas.

É importante ressaltar que o melhor outdoor é aquele que consegue transmitir a informação de forma clara e sucinta. Então, seja criativo com cautela para que seu anúncio não se torne um objeto de poluição visual.